quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Entrevista dos Capitães - Parte III + Gala do Desporto 2010/2011



Aqui fica a entrevista do Capitão dos sub-21.


Nome:João Maria Viana Fernandes Conde
Idade: 20
Posição: Talunador/Asa mas já joguei a tudo excepto centro
Internacionalizações: 0
Filme preferido: Mememnto
Prato preferido: um bom polvo à lagareiro

Jogador Internacional e Nacional preferido, porquê?
Pode parecer cliché mas internacional terei que escolher Chabal, por ser para mim a definição de jogador de rugby. Nacional, é o pipas, porque é o talunador da selecção nacional e penso que seja o melhor representante de um primeira linha em Portugal.

Jogador com quem mais gostaste de jogar?
Um em específico não consigo dizer mas posso dizer que aqueles com quem comecei a jogar. São os que me dão sempre mais gozo. São eles os jogadores dos iniciados nova geração. Um abraço forte para os que ainda jogam e para os que deixaram de o fazer, eles sabem quem são.

Equipa Internacional preferida?
Harlequins

Quais os teus objetivos pessoais e coletivos para a época 2011/2012?
Começar a integração nos seniores, tentando assim lutar pelo campeonato/Taça de sub-21 e ajudar, no que puder, os seniores.

Onde te vês a ti e ao Cascais nos próximos 5 anos?
A mim vejo-me a jogar no cascais e a lutar pelo título nacional, como é de esperar.

O que é preciso para que o Cascais chegue ao nível de um Direito, Belenenses, CDUL ou Agronomia?
Acho que o Cascais já está num bom caminho de qualquer maneira, acho que é preciso investir ainda mais nas camadas jovens, deixando os jogadores amadurecerem mais no seu escalão para que no futuro possam ser melhores mais-valias do que no presente, e não deixar que os jogadores formados vão para outro clube, pois na conjuntura actual, não é possível que um clube sobreviva apenas contratando jogadores para os seniores, até porque não há dinheiro para isso. A solução passa portanto pelo investimento nas camadas jovens, sendo que uns incentivos tipo almoços/jantares, com todos os escalões, em cascais, de vez enquanto sabem bem e ajudam a consolidar a família “cascaense”.

Qual foi o jogo mais importante que jogaste? Porquê?
Infelizmente não posso dizer que tenha tido um jogo mais importante.

Faz uma breve descrição sobre os escalões que não o teu, sobre as ambições, nível de rugby etc.
Só vou falar dos que conheço minimamente:
Sub-14: Estão bem, a evoluir. Não têm ganho muito porque a equipa maioritariamente é de 1º ano, mas para o ano estou certo de que lutarão pelo título. Tenho um apreço especial por esta equipa porque nela joga o meu irmão mais novo Duda Conde.
Sub 16: Muito bem, são sem sombra de dúvida a melhor equipa do campeonato, vão ganhar com certeza a final four. Têm jogadores muito bons e acima de tudo jogam muito bem em equipa.
Sub-18: Neste escalão temos muito bons jogadores individuais, por isto, infelizmente acho que o que falha é o jogo em equipa e acho que se colmatarem esse problema poderão lutar na final four pelo título nacional.
Seniores: Têm feito um bom campeonato, no último jogo (Agronomia), percebeu-se que ainda não estão a esse nível, mas grande jogo que fizeram! Têm tudo para ganhar a final four da 1ª divisão. Para o ano veremos como se portam quando subirem, sendo que se jogarem sempre como no ultimo jogo não tenho dúvidas que brevemente lutarão por um lugar na fina four da divisão de honra! Eu estou esperançoso.


Para ti qual é definição de um capitão?
O mais importante para um capitão é ser o espelho da equipa, reflectir tudo o que a equipa está a sentir, emocionalmente e fisicamente, de modo a que a equipa também se reveja no seu capitão. Tem ainda que manter a cabeça fria para que nas situações de maior agitação saiba tomar as melhores decisões. Um capitão tem de ter um espírito de liderança fora do normal e assim, acho que, antes de ser eleito capitão pelo treinador já tem de ser aceite como capitão pelo resto da equipa. Tem de ser algo natural.

Perguntas para uma entrevista próxima entrevista?
Acho que era interessante qualquer coisa como “qual o pior momento por que já passaste no rugby”

Achas que é importante a ligação entre os seniores e os outros escalões? Porquê? Como vês isso acontecer?
Acho que é muito importante porque se queremos formar jogadores principalmente para jogar nos seniores, quanto mais cedo esses jogadores se habituarem ao plano de jogo dos seniores, menor será o seu tempo de habituação a esse escalão e melhor será o jogo praticado. Assim penso que a forma melhor forma (apesar de indireta) de ligar os seniores aos outros escalões é tentar que as jogadas e os planos de jogo sejam os mesmos, claro que, havendo espaço para jogadas mais customizadas para cada equipa.

Deixa uma mensagem a toda a família do Cascais (Jogadores, Treinadores, fisioterapeutas, apoiantes, direção, managers etc.)
Continuem a apoiar este glorioso clube que é o Cascais! Somos todos nós que fazemos dele o que é! ZIMBORA CASCAIS!



Os prémios atribuídos foram:

Sub14 – Vice Campeões Nacionais e Campeões Regionais – Diploma

Sub16 – Vice Campeões Nacionais de Rugby de XV e de Sevens, Finalistas vencidos da Taça de Portugal – Diploma

Feminino – Campeãs Regionais – Diploma

Sub18 – Campeões Nacionais de Rugby de XV e Sevens – Prémio

Internacionais distinguidos com prémios individuais:
João Bernardo Afonso
João Maria Saraiva
João Pedro Cabaço
José Maria Conde
Nuno Bettencourt
Salvador Vassalo

Personalidade do Ano – Tomaz Morais – Director Técnico Nacional de Rugby

Esperança Masculina – João Bernardo Afonso – prémio obtido por votação na sala de todos os presentes

Melhor Treinador do Ano – Ana Cristina Branco e Inês Pinheiro (Ginástica Acrobática do G.D.S. Cascais) - prémio obtido por votação na sala de todos os presentes


PARABÉNS A TODOS OS ATLETAS DO CASCAIS

3 comentários:

Anónimo disse...

Embora malta. Trabalhar para a Taça ser nossa.

Anónimo disse...

Em primeiro lugar felicitar o Rugby por ter tantos e tão bons prémios. Pena que não tenham comunicado este evento para que se pudesse dar mais apoio.
Até que enfim vejo um "Inteligente" neste blog a responder a uma entrevista, profundo conhecedor e realista com o que se passa e deve passar no Cascais - PARABÉNS.
Com muita pena minha e inteligencia dele não comentou os Sub 21, nem outros aspectos que poderia fazer, apesar de dizer " eles sabem quem são..." MUITO BOM, GRANDE FOTO A ESCOLHIDA, DEVERIAMOS TER MAIS GENTE A PENSAR ASSIM.

Anónimo disse...

cala-te pa! De inteligente tens tu pouco, nem uma frase sabes escrever!