segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Cascais 27 Vs Lousã 25

Foi um grande jogo de rugby este fim de semana. Um jogo entre candidatos à subida, e como se previa muito equilibrado. A Lousã vinha de uma sequência de bons resultados, e o Cascais depois de uma desastrosa jornada em Setúbal, entrou com uma atitude diferente e isso viu-se desde logo na defesa. O caldeirão estava cheio e quem se deslocou ao campo sintético certamente não se sentiu arrependido. Um jogo onde a incerteza no resultado foi uma constante, o Cascais chegou a perder ao intervalo, fruto de 4 penalidades convertidas contra apenas 2 (06-12). Na 2ª parte tudo mudou, com a equipa da casa a entrar a todo o gás conseguindo marcar 2 ensaios, sendo um deles convertido. A Lousã ainda beneficiou de um ensaio de penalidade (muito duvidoso) mas que felizmente não teve influência no vencedor. No próximo fim de semana não há jogo devido à desistência da Agrária.

Jogaram:

1-Vanzeller
2-Macaco
3-Mário
4-Pato (5)
5-Xico
6-Melo
7-Diego(5)
8-Sousa
9-Perico (3+3+3+3+2)
10-Martim (3)
11-Mauro
12-Vasco
13-Rudra
14-Pepes
15-Jonet

16-Gui
17-Juve
18-Mesquita
19-Melo e Castro
20-Campos
21-Franco
22-Baba


Pelo que consegui ver noutros blogs/sites:

Montemor 153 Vs UTAD 00
CDUP 31 Vs Setúbal 21
Folga: Évora

Votação aberta.

30 comentários:

Duarte Figueiroa disse...

1-Vanzeller (8)
2-Macaco (9)
3-Mário (8)
4-Pato (8)
5-Xico (8,5)
6-Melo (8,5)
7-Diego (9)
8-Sousa (8)
9-Perico (8,5)
10-Martim (8)
11-Mauro (8,5)
12-Vasco (8)
13-Rudra (8)
14-Pepes (8)
15-Jonet (8)

Abraço, grande joga.

Anónimo disse...

Bom dia a todos,

sou ex-atleta do Cascais e há algum tempo que estava afastado do Clube, porque me chateava ver os jogos do Cascais, não só pela falta de interesse que os mesmos me despertavam, mas também por não me identificar nem com os jogadores,(que não conhecia a maior parte deles)nem com treinadores.
Para além disso, chateava-me também a divisão entre malta do Cascais e o aparecimento do Rugby da Linha.
No passado Sábado, influenciado por um amigo, lá fui ver o Cascais-Lousã, e qual não foi o meu espanto de ver novamente o Cascais todo unido como uma verdadeira familia.
Muito publico a torcer pela equipa, a malta que voltou do linha perfeitamente integrada, e a equipe entregue ( e bem), a malta da casa, que pelos vistos conseguiram transmitir de novo à equipe, o verdadeiro espirito do rugby em Cascais.
Viu-se que a equipe está unida, motivada, e a praticar um excelente rugby.
Os comentários cá fora eram ilustrativos....velhos e novos dizem bem da equipe, e que com aquela atitude podemos ir longe.
Excelente jogo, muito bem dominado pelos avançados, e as linhas atrasadas, apesar de não tere atacado muito defenderam que nem leões,pressionando quase sempre na perfeição.
Mas a mim, o que me deu mais gozo, foi ver aquele minutos finais, em que parcia estar a ver um jogo Internacional...jogamos com cabeça, e com a perfeita noção de que era assim que tinhamos de controlar o jogo...no perimetro curto, com cargas de avançados, no meio campo da Lousã, não fosse haver alguma falta que desse os 3 pontos( mais que certos, devido à eficácia do chutador da Lousã)e a vitória a adversário.
Apesar de achar que todos estiveram bem, gostaria de dar os meus parabéns ao Duarte Champalimaud, pelo excelente jogo que realizou, e por ter demonstrado a muita gente que é um jogador que ainda tem muito para dar ao Cascais. Excelente nas bolas do ar dos pontapés de saida, e muito importante na parte final do jogo,a comandar o " controlo" do mesmo.
Espero que assim continuem, para que eu, e muitos outros como eu, voltemos com entusiasmo a acompanhar a equipe todos os Sábados.
Forte Abraço a todos!

PT

Anónimo disse...

1-Vanzeller (7)
2-Macaco (9,5)
3-Mário (8)
4-Pato (8)
5-Xico (8)
6-Melo (8,5)
7-Diego (8,5)
8-Sousa (8)
9-Perico (8,5)
10-Martim (8)
11-Mauro (8)
12-Vasco (7)
13-Rudra (7)
14-Pepes (8)
15-Jonet (6)

Melhor Jogador em Campo: Macaco
Menos Bom: Jonet, tem de ser mais consistente nas bolas do ar, não pode hesitar tanto. O ensaio da Lousã era perfeitamente evitável, caso tivesse atacado a bola com mais convicção no meio campo.

Anónimo disse...

Caro PT,

também eu fui ver o jogo no Sábado e saí agradavelmente surpreendido com o que vi.
Uma equipe Senior o Cascais cheia de personalidade. Apesar de não ter sido um grande jogo, foi bastante emotivo e com incerteza no resultado até ao fim.
Espero que continuem com a mesma atitude, porque pelo que assisti vi que têm rugby na "guelra". Terão, no meu ponto de visto, de encarar todos os jogos da mesma forma, isto é, altamente concentrados, e respeitando todos os adversários da mesma forma.
Entrar sempre na máxima força, e com a consciência de que não há vencedores antecipados. Os adversários são todos iguais e devem entrar em todos os jogos a 100%.

JPB

Anónimo disse...

Faneca, foi o pato que marcou o ensaio e não eu. Um grande abraço e parabéns à equipa

van Zeller disse...

Faneca, foi o pato que marcou o ensaio e não eu. Um grande abraço e parabéns à equipa

Xico Amaral disse...

O primeiro ensaio foi do Pato e não do VZ.

Anónimo disse...

1-Vanzeller - 7,5
2- Macaco - 8,5
3- Mario - 7,5
4- Chico - 7
5- Pato - 7
6- Melo - 8
7- Argentino - 8,5
8- Sousa - 7
9- Perico - 8,5
10- Martim - 7,5
11- Mauro - 7,5
12 Vasco - 7
13 Rudra - 7
14 Pepe - 7,5
15 Vasco - 6,5

GRANDE ATITUDE

Anónimo disse...

ADEPTO DO CASCAIS,

continuem com a mesma atitude Sábado, e terão mais um adepto, assiduamente no campo, a apoiar-vos.
Foi um prazer ver o Cascais jogar este fim de semana!

Até à próxima

Adepto

Anónimo disse...

Contra quem, quando e onde é o próximo jogo?

Anónimo disse...

Dia 23 na lousada com o CDUP

Anónimo disse...

Foi o perico que chutou todas as penalidades, o martim não chutou.

Anónimo disse...

Estava no estádio Nacional no Sábado á tarde e dei com o Cortes Simões a jogar sozinho(os outro XIV do Oeiras...enfim) contra o XV do técnico B e não é q conseguiu marcar um ensaio!! Não havia espaço para ele no XV do Cascais?

Anónimo disse...

O Cortes está a jogar no oeiras porque vive em carcavelos e não tem tempo de vir treinar a cascais.

Zé Maria Lacerda e Mello disse...

Muito bom jogo malta , principalmente gostei da entrega e espirito de equipa. So a jogar como irmaos se conseguem grandes feitos. Continuem. Para a semana ha mais treino fisico. grande abraço ze maria lacerda e mello. PS: e quem criticou o monkey devia ter ido ver o jogo. Grande jogo. E sobre o argentino acho que o que fez deu para perceber que é reforço.

Anónimo disse...

Grande jogo de todos. Gostei muito de ver o pack avançado, solido tanto a atacar como a defender. Perico para mim o melhor em campo, nunca deixando a Lousã perceber o que iria fazer a seguir, e comandando os avançados de uma forma muito solida.
3/4 muito seguros a defender, grande intervenções dos dois pontas, Mauro e Pepe a defender, da qual saiu um ensaio de penalidade, ainda não percebi bem porquê.Vasco Jonet ainda muito inseguro cá atrás. Só falta ver, como se porta a linha com a bola na mão a atacar.

Anónimo disse...

Bom jogo.

Foi um bom castigo para a Lousã que encarou o jogo como "favas contadas" e acabou com um amargo de boca.

Quanto ao Cascais, até que enfim jogou com estratégia, jogou para ganhar.Jogo no meio campo do adversário e boa pressão!!

1 - A touche ainda não convence, mas melhorou.

2 - Há que trabalhar melhor o Maul para garantir que cada Touche a 5 metros é um ensaio.

3 - A Mellé não sei, já que a Mellé da Lousã também é fraquinha.

4 - Tudo o que pareceu melhor em defesa e atitude, vem de termos colocado o jogo no meio campo do adversário e pressionado...muito bem neste ponto.

5 - O pick and go foi exagerado, mas seguro...escondeu a dificuldade de jogar cá atrás. É algo a trabalhar. O Pick serve para ganhar a linha de vantagem, mas é preciso que origine um ruck rápido e deslocar a bola do eixo se melhorarem aqui, dentro em pouco podem começar a jogar de 3/4.

De realçar, uma excelente contratação do Argentino. A subida de rendimento do Pato e um jogo do outro mundo do Perico. O Mauro mostrou-se sempre disponivel, incansável e com pormenores muito bons. O Pepes começa a demonstrar que quando for preciso pode desequilibrar.

Estamos no bom caminho.

Precisamos no entanto de tentar controlar as bocas foleiras de fora, para o árbitro, para o adversário...não é necessário...vamos elevar o nível, senão depois não estranhem aqueles ensaios de penalidade que ninguém viu!

Abtaços

DN

Anónimo disse...

Jogo do outro mundo do perico n sei do quê que estas falar. fez um bom jogo sem duvida mas com 3 erros muito graves:

Uma penalidade na primeira parte a 30 metros dos postes, que decidiu jogar rapido, completamneto sozinho acabando por fazer um chuto e dando a bola ao adversario.

Segundo erro, no fim da primeira parte estava o Cascais nos 5 metros adversarios e o perico decide fazer um chuto precepitadissimo por cima da defesa, tambem completamente sozinho dando a bola ao adversario.

Terceiro, tambem já no fim da 2ª parte, estando o cascais a ganhar unicamente por 2 pontos decide um fazer chuto curto no nosso meio campo oferecendo tambem a bola ao adversario!

Visto estes erros, dizer que fez um jogo do outro mundo ou es a namorada dele ou entao n percebes nada de rugby.

Opto pela segunda hipotese pq dizeres que:"O pick and go foi exagerado, mas seguro...escondeu a dificuldade de jogar cá atrás. É algo a trabalhar. O Pick serve para ganhar a linha de vantagem, mas é preciso que origine um ruck rápido e deslocar a bola do eixo se melhorarem aqui, dentro em pouco podem começar a jogar de 3/4.
"
É completamente errado. Primeiro, ninguem estava a esconder a dificuldade de jogar nos 3/4s, estava a chover torrencialmente, estavamos a ganhar por 2 pontos e faltavam 2 minutos para acabar o jogo, nestas circuntancias é normalissimo(e bem jogado) ver equipas tanto a nivel internacional/profissional, como a nivel amador "perder tempo" a fazer pick and go, nao querendo ganhar a linha de vantagem mas sim, proteger a posse de bola!

Anónimo disse...

Mais um erro apontar foi na segunda parte depois de uma touch ganha nos 22 adversarios, onde o cascais montou um moule, ainda este estava andar com a bola completamente controlada ca atras, resolveu abrir a bola pos 3/4s sem ng a pedir bola!

Sim DN, a tua prespectiva do rugby actual está um bocado confusa

Anónimo disse...

Só vos digo, a entrada que o Perico fez sozinho teria de certeza resultado em ensaio se tivesse tido o apoio da equipa! Ele fartou-se de olhar para ver se tinha alguém com ele, infelizmente nao tinha mas mesmo assim decidiu arriscar, foi uma óptima leitura de jogo na minha opinião. Não deu resultado, mas deu para perceber do que ele é feito, um grande jogador!
Muito bem Cascais, foi um óptimo jogo!

CASCAIS RL disse...

nem sei porque criticam tanto o perico,se é sem duvivida dos melhores jogadores deste ano no dramatico, claro que ainda e novo e muito irreverente, mas talvez quem melhor entende o jogo. deviam dar-lhe uma oportunidade, pelo menos deu alguma dinamica ao jogo do dramatico e comunicou com os avançados, coisa que nao existia.

Anónimo disse...

Não te devia explicar nada porque não mereces mas a bem do Rugby do Cascais tenho que te por no lugar.

O Perico fez um grande jogo sim senhor, basta perguntares aos seus colegas de equipa, treinadores e assistentes.

Quando no final da primeira parte a defesa da Lousã não tinha ninguém atrás, o Perico pensou mas não fez e voltou a meter a bola nos avançados para mais um ruck, abrindo um espaço de 15 m do lado fechado só com 2 defensores tendo a Lousã muitos jogadores posicionados do lado aberto. Pensou em atacar esse lado fechado mas não tinha ninguém e teve de emendar com um chuto que não traria qualquer problema, mesmo que corresse mal...não te vou explicar porquê...pensa. Lembra-te que uma boa equipa é aquela que emenda. Na 2ª parte aconteceu o mesmo, mas desta vez o Argentino estava lá, o Perico deu-lhe a bola e foi um bom ensaio.

No fim do jogo a ganhar por poucos, o Perico vê que toda a defesa da Lousã está na Linha e dá um pontapé colocado e curto nas costas da defesa. A bola bateu no chão, primeira caracteristica de um bom chuto colocado. Depois mal o jogador da Lousã agarrou na bola, levou com 3 do Cascais, segunda caracteristica que daqui só pode resultar numa recuperação de bola ou falta do adversário. Resultou numa recuperação de bola que deu origem aos picks consecutivos do final do jogo...estes bons pois a finalidade era essa. No meu comentário referia-me aos Picks durante o jogo, não dos 2 min finais.

No outro erro referes-te aquele maul que o Perico tirou a bola a correr para entregar ao Martim para o Drop? É que foi a unica vez que o vi tirar a bola percipitadamente...3 Pontos.

Mas já vi que estás incomodado...o Perico só fez erros, eu não percebo nada de
Rugby... sim...estás incomodado com alguma coisa...vá lá, diz, bota tudo cá para fora.

Um abraço para todos (não te incluis...para ti fica apenas um "tás bom?")

DN

Anónimo disse...

Calma lá...agora o perico é um deus... O perico é bom , todos sabem isso mas além de todas as coisas boas que fez também cometeu erros como todos dentro de campo. Uma penalidade em que optou por chutar pa dentro de campo em que o adversário recupera a bola em vez de haver uma touche a nosso favor. O chuto a 5m da linha em vez de jogar com mais calma. Mas pronto...Eu gosto dele mas não há jogadores perfeitos

Anónimo disse...

Não percebo porque é que se fala tanto do Perico...
Sim fez um grande jogo, mas era isso que se esperava dele!Ou não...? É de facto um grande jogador, mas como todos os "génios", para fazer uma coisa muito boa, tem de ter tentado algumas menos boas.
Parece-me que estar a "reduzir" este jogo apenas ao que se passou com o Perico, não é justo nem para ele, nem para a equipe.
Acho que ele fez o que tinha fazer, dentro da equipe, ajudou a ganhar o jogo, tanto como todos os outros que jogaram.O bom jogo e a vitória valeram pelo colectivo, e não por esta, ou por aquela exibição.
Acho que temos de jogar com as armas mais fortes que temos ao nosso dispor, e no Sábado, essas armas eram precisamente colocar o jogo no 1/2 campo adversário e fazer uma efectiva e grande pressão, que foi conseguida, quase na perfeição. Os nossos avançados estavam com superioridade, e portanto era aí que tínhamos de controlar o jogo.Isto não quer dizer que os 3/4 tenham dificuldade em manobrar a bola, mas a chover e bola molhada, para quê arriscar?Se essa estratégia estava a correr bem daquela forma, para quê mudar? Faria sentido mudar, se por acaso as coisas não estivessem correr bem nos avançados....
Seria bom que este blog começasse a ser mais construtivo, mais optimista e espírito mais positivo!

O que interessa neste momento é que a tendência desta equipe é de crescimento e melhoria:
A atitude melhorou
A Touche Melhorou
a mellee melhorou
os ruck e mauls melhoraram
A recepção dos pontapés de saida melhorou
A pressão colectiva melhorou
A defesa nos 3/4 melhorou

A melhorar no imediato:

os 3/4 têm de utilizar mais a bola, tanto nas fases estáticas como nos contra-ataques, dentro do 1/2 campo adversário.

Maior eficácia na limpeza do ruck, para que a bola saia mais rápida, e possa ser melhor utilizada pelos 3/4.

Parece-me com isto tudo que o saldo é bastante positivo!

Abraço

JPB

Anónimo disse...

Sou um ex-jogador do Cascais, dos tempos grandes do Cascais, e foi óptimo poder ver novamente o Cascais jogar à Cascais.

Muitos Parabéns! Continuem o óptimo trabalho e mantenham-se unidos. Uma equipa vencedora precisa de todos, mesmo daqueles que jogam menos vezes.

Abraços,

MSF disse...

1-Vanzeller (7)
2-Macaco (8)
3-Mário (7)
4-Pato (7)
5-Xico (7,5)
6-Melo (7)
7-Diego (8)
8-Sousa (7)
9-Perico (8)
10-Martim (7)
11-Mauro (7)
12-Vasco (7)
13-Rudra (7,5)
14-Pepes (7)
15-Jonet (7)

Melhor em campo: Macaco

JP Guimarães disse...

Nem os piores do mundo depois do Setúbal, nem os melhores agora. É uma equipa nova (na verdade é um misto entre Cascais e Rugby Linha - equipas do ano passado) com um treinador também ele novo. Assim, está naturalmente em construção. E uma boa equipa demora a construir. Encadeamentos e conhecimento recíproco dos jogadores vão-se aperfeiçoando com o tempo. Deixo uma palavra para o van Zeller que depois de ser 2a e 3a linha e centro e, até, arriére na época passada dá agora o seu contributo na 1a linha. Também uma palavra para o Mauro: tem feito bons jogos, evoluído muito e penso que isso se deve ao trabalho que faz "fora de horas" (ou seja fora dos treinos). Também o Macaco respondeu - e muito bem - a algumas criticas que aqui li. No entanto, o melhor para mim foi mesmo a atitude que fez e fará sempre a diferença. E essa atitude não depende da equipa ser nova mas sim do espírito de todos e da responsabilidade de cada um. E aqui a união parece ser a palavra de ordem. Parabéns.
JP Guimarães

Anónimo disse...

ja tiraram a moderação de comentarios?

Anónimo disse...

o Jonet precisa de fazer mais, o Rudra melhorou, o macaco foi excelente, o Dieguez uma boa aposta,o Perico 5* ! E o Cascais sem o Linha não seria a mesma coisa...

Anónimo disse...

o Dieguez? Nao es mesmo jogador da nossa equipa tu....